Novembro azul
A preocupação com a saúde e beleza não é mais exclusividade das mulheres. Os homens, nos dias atuais, estão mais vaidosos e tem procurado mais o dermatologista, tanto para consulta médica, quanto para realização de procedimentos estéticos. Mas, a pele dos homens tem as suas particularidades e por isso exige tratamento diferenciado.
O sexo masculino possui mais glândulas sebáceas, o que a torna a pele mais oleosa, principalmente na face. A espessura da pele e a densidade do colágeno também são maiores do que nas mulheres; o que é uma vantagem em termos de envelhecimento, pois a pele masculina tem menor tendência a flacidez do que a pele feminina. Os homem possuem pelos de maior espessura e em maior quantidade que as mulheres, principalmente em face e tórax. Estes, apesar de proporcionarem uma proteção extra à pele; especialmente na barba, podem causar transtornos por inflamações. Sendo assim, dois cuidados são simples e fundamentais: limpeza e proteção solar. A pele masculina deve ser limpa com água fria e sabonetes indicados, contendo ácido salicílico, ácido glicólico e/ou enxofre. O uso do protetor solar em veículo gel ou gel creme, livres de óleo, diariamente é aconselhável. Hidratantes corporais após o banho são indicados, mas, no rosto, só serão necessários no caso das peles mais ressecadas. A manutenção das unhas cortadas e limpas, pode ser útil como tentativa de evitar possíveis micoses. Mas, ainda é necessário não frequentar clubes ou banheiros públicos descalço.
Ao barbear-se, os homens devem usar água morna, preferencialmente durante o banho e lâminas de boa qualidade. Após a tonsura dos pelos é recomendado o uso de loções pós barba de boa qualidade. Por fim, incentivamos o autoexame da pele, cabelos e unhas pelo menos 1x/mês. Caso surjam lesões duvidosas, um dermatologista deve ser consultado.
Principais problemas dermatológicos nos homens:
- Acne: a acne tende a ser mais intensa no homem, mais duradoura se não tratada e com maior tendência a deixar cicatrizes;
- Pseudofoliculite da barba: São aquelas lesões inflamatórias semelhantes a espinhas que surgem na área da barba;
- Rugas: embora os homens tenham a pele menos propensa à flacidez, as rugas de expressão podem ser um problema maior que nas mulheres, já que a musculatura da face tende a ser mais forte. Assim surgem rugas profundas em locais como a testa e área dos olhos, que são locais de maior movimentação da musculatura facial. A falta de hábito de uso de fotoprotetores também predispõe ao problema. Os tratamentos são vários e incluem aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, laser e etc..
- Estrias: em adultos ou jovens que começam a fazer musculação e tem rápido ganho muscular, são comuns as estrias na parte interna dos braços e próximo das axilas. Também podem surgir estrias em abdome quando há um ganho de peso importante. Existem várias formas de tratamento a serem escolhidas de acordo com o estágio das estrias e o tipo de pele;
- Câncer de pele: Podem ser de vários tipos e de modo geral são mais comuns em homens pela maior exposição solar ou a outros agentes cancerígenos, como o fumo.
- Suor excessivo: hiperidrose, ou sudorese excessiva, é problema frequente em homens, principalmente em axilas, tronco, virilha, palmas e plantas. O tratamento varia de acordo com o local e intensidade do problema;
- Alopécia androgenética (Calvície masculina): a queda dos cabelos pode iniciar na adolescência ou mais tardiamente, mas sempre tem uma caráter hereditário;
- Micoses de pele: são as doenças causadas por fungos que acometem a pele, cabelos ou unhas.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Clinicamente, os sintomas não se relacionam com a pele; eles se restringem ao trato urinário. Mas, alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e consequentemente atingir a pele na forma de metástase.
Sabe-se hoje que o sexo masculino, apesar de mais preocupado com saúde e beleza, ainda é negligente com relação a prevenção no geral. Assim, cabe a nós médicos incentivar não só o uso do filtro solar, com os cuidados e atenção básica a saúde da pele e outros órgãos.