A importância do uso do Protetor Solar
Segundo a especialista qualquer tipo de exposição ao sol requer o uso de filtro solar, que precisa ser aplicado diariamente, inclusive quando o clima está frio, nublado ou chuvoso.
Com a chegada do verão todo mundo sonha em tomar sol e ficar bronzeado (a). Mas, nessa empolgação toda, muitos acabam esquecendo ou não têm o costume de passar protetor solar, o que é um perigo. O item é de extrema importância, não só para se manter protegido contra os raios UV, mas também para manter a saúde da pele em dia.
Segundo a dermatologista Joana Barbosa, os protetores solares (ou filtros solares) são agentes químicos de uso tópico capazes de dificultar que a radiação UV atinja e danifique a nossa pele. “Na hora de escolher o filtro adequado, a maioria das pessoas se preocupa apenas com o FPS (Fator de Proteção Solar) e não sabe que também existe o PPD (Persistent Pigment Darkening), que é o parâmetro que avalia a proteção do produto contra a radiação UVA, principal causadora do foto envelhecimento da pele”.
Ela explica que os filtros solares de qualidade possuem um valor de PPD adequado, que deve ser equivalente a um terço do valor do FPS, ou seja, um produto com FPS 30 deve ter um PPD de no mínimo 10.
Modo de aplicação
A especialista esclarece que o filtro solar precisa ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, em todas as áreas expostas. E reaplicado a cada duas horas, ou até antes, caso se esteja na praia, na piscina ou realizando atividades que causem transpiração excessiva. “O produto deve ser espalhado generosamente pelo corpo. A quantidade utilizada varia conforme a constituição física de cada pessoa, mas, nos EUA, o FDA estabeleceu um mínimo de 2 miligramas do produto para cada centímetro quadrado do corpo”, disse a especialista. Em termos práticos, isso significa usar:
- No rosto e no pescoço: 1 colher de chá.
- No tronco: 1 colher de sopa na parte dianteira e outra na parte traseira.
- Nos braços: 1 colher de sopa para ambos.
- Nas pernas: 1 colher de sopa para ambas.
“Caso seja utilizado em quantidade menor que o necessário, o filtro solar terá sua eficácia comprometida e agirá por menos tempo, e a pele ficará exposta aos efeitos deletérios da radiação UV. Não economize o produto e não se esqueça de aplicá-lo em áreas vulneráveis do corpo, como orelhas, pés e mãos”, ressaltou Joana.
Além disso, o dermatologista lembra que o filtro solar deve ser escolhido considerando a tonalidade e o tipo de pele. Quanto mais clara for uma pessoa, maior o FPS de que ela precisará. “Todas as pessoas independentemente da idade e da tonalidade da pele, precisam utilizar protetor. Para os bebês (a partir dos seis meses) e crianças, recomenda-se o uso de produtos específicos e de preferência com características físicas inorgânicas capazes de aumentar a fixação”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!