Sinais do câncer de mama na pele
Dermatologista ressalta a importância de ficar atenta às mudanças ocorridas no corpo.
O mês de Outubro já está acabando, mas nunca é tarde para reforçar a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A doença é o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres e que também pode afetar os homens, mas com incidência estatística muito menor. Segundo a dermatologista Joana Barbosa, o câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, não há nenhum sintoma ou sinal. Por isso, normalmente é descoberto por meio do autoexame ou exames laboratoriais (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética).
Ainda de acordo com a especialista, quando o câncer apresenta sintomas é porque já existe um tumor normalmente com mais de um centímetro. E nos casos mais adiantados, pode aparecer uma ulceração na pele com odor desagradável. “Algumas alterações físicas nas mamas podem ser indícios da doença e muitas delas são visíveis ou palpáveis através da pele.”
Como os sinais e sintomas estão na maior parte presentes na pele, muitas vezes a suspeita inicial pode surgir durante uma consulta dermatológica. Mas, o acompanhamento feito pelo Mastologista é fundamental. “A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é muito importante para que a doença seja diagnosticada precocemente. Mulheres com histórico de câncer na família devem iniciar a realização do exame 10 anos antes da idade que a parente tinha ao detectar o tumor”, disse a especialista.
Por isso, estejam atentos aos seguintes sintomas:
- Aparecimento de nódulo (caroço) no seio ou na axila. Os nódulos podem apresentar dor ou não, ser duros e irregulares ou macios e redondos.
- Dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama).
- Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não.
- Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
- Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja.
- Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama.
Prevenção
A boa notícia é que nem todo caroço na mama significa que você tem câncer. “Grande parte dos nódulos mamários encontrados são cistos e adenomas benignos e não estão relacionados com a doença. As mamas se modificam naturalmente ao longo do ciclo menstrual, porém, alterações e sintomas como os descritos devem chamar a sua atenção e um médico deve ser consultado rapidamente”, explicou.
Mas, a dermatologista ainda ressalta a importância de ficar sempre atenta a qualquer modificação no corpo. “A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença”, finalizou.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!