Verão pode ser um vilão para que possui vasinhos na face
Especialista dá dicas de como tratar e evitar o aparecimento deles, além dos cuidados necessários durante o Verão.
O verão é a estação mais aguardada pelos brasileiros. Entretanto, nem todos podem aproveitar muito, pois o sol pode trazer algumas complicações para quem possui vasinhos no rosto. Durante esse período é preciso ficar atento e redobrar os cuidados com a pele.
Segundo a dermatologista Joana Barbosa, da Clínica Dermax, em Belo Horizonte, os vasinhos faciais são dilatações de capilares, artérias ou veias menores do que 2 mm de calibre. Além disso, eles possuem uma disposição linear e sinuosa, podendo formar emaranhados ou ter aspecto aracneiforme (aranhas vasculares) ou retiformes (em forma de rede). “Quando se localizam no rosto, podem ocorrer espontaneamente ou associadas a diversos fatores, como rosácea, envelhecimento, exposição solar em excesso, tabagismo, gestação e uso crônico de corticoides”.
Ela garante que a maioria das lesões desse tipo não apresenta riscos à saúde. No entanto, o aparecimento dos vasos pode ajudar no diagnóstico de doenças, como no caso das varizes nas pernas que indicam insuficiência venosa e no rosto que falam a favor de rosácea ou exposição solar. “Algumas situações podem estar associadas a síndromes, mas são raros”, acrescentou.
Tratamento e prevenção
Para tratar os vasinhos da face, a especialista indica a técnica de eletrocirurgia, lasers vasculares ou luz intensa pulsada. “Os resultados são promissores, mas a principal forma de evitar novas lesões é o uso do filtro solar”, lembrou Joana.
Para evitar que eles apareçam, a dermatologista afirma que é importante evitar os fatores de risco e ter hábitos saudáveis. Veja algumas dicas:
- Evite fumar;
- Use filtro solar regularmente;
- Evite ficar muito tempo na mesma posição;
- Procure caminhar durante o dia.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!