Tratamentos estéticos: Procurar um profissional qualificado é fundamental.
Pacientes devem ficar atentos aos cuidados antes, durante e após o procedimento.
Recentemente surgiram na mídia diversas notícias relacionadas a mulheres que obtiveram complicações após passarem por procedimentos estéticos. Entre todos os casos relatados existem duas coisas em comum: os profissionais responsáveis por realizar os tratamentos não são qualificados e/ou realizaram os mesmos em locais não apropriados.
Segundo a médica dermatologista, Joana Barbosa, procurar por um profissional habilitado é primordial. “Apenas médicos podem realizar procedimentos como microagulhamento, laserterapia, toxina botulinica, preenchimentos, criolipólise, entre outros. Procedimentos clínico-cirúrgicos devem ser realizados somente em hospital com equipamentos e uma equipe preparada para qualquer tipo de contratempo. Em hipótese alguma devem ser considerados imóveis residenciais”.
A especialista explica que, devido às redes sociais, sites de compra e a maneira com que as pessoas se relacionam atualmente, pode haver a impressão errônea de alguns profissionais que possuem muitas curtidas ou seguidores, se estão aptos a realizar tais procedimentos. Ela alerta que segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as redes sociais devem ser utilizadas apenas como instrumento de promoção da saúde e orientação a população. “Inclusive, os famosos posts de “antes e depois” são uma prática proibida para os médicos de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM)”, declarou a dermatologista.
Como saber se o profissional é habilitado para tal?
A médica explica que a maneira mais eficaz de saber se um profissional está habilitado a realizar um procedimento é através do Registro de Qualificação de Especialista (RQE), documento obrigatório que todo médico deve ter para praticar qualquer especialidade. “É possível pesquisar o registro do médico pelo site oficial do CFM (www.cfm.org.br). No caso do médico dermatologista a busca também pode ser feita no site da SBD (www.sbd.org.br). Não fique exposto a profissionais não habilitados que possam colocar sua vida em risco”, ressaltou Joana.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!